Voltar Home

APP Via Verde Transportes

Via Verde na Fertagus.

Uma forma simples e rápida de usar o serviço.

Com a APP Via Verde Transportes, basta iniciar e terminar a viagem no seu smartphone e o valor da viagem é calculado automaticamente e descontado na sua conta Via Verde.

Não necessita de conhecer o tarifário. É garantido sempre o melhor preço e quantas mais viagens fizer, qualquer que seja a origem/destino, mais desconto poderá ter.

Descarregue a APP na Apple store ou na Play Store

A Fertagus é o primeiro Operador de Transportes a disponibilizar a utilização dos seus serviços de transporte através da APP Via Verde Transportes, desenvolvida pela Via Verde para utilização dos transportes públicos.

Vantagens?

  • Pode usar o serviço Fertagus (comboio) e SulFertagus (autocarro) através do smartphone, não necessitando de adquirir previamente bilhetes.
  • Basta iniciar e terminar viagem na APP e é calculado o melhor preço a pagar, descontando na conta da Via Verde.
  • Quanto mais bilhetes utilizar, mais descontos terá.
  • Pode também comprar assinaturas da Fertagus e SulFertagus.

Requisitos para usar a APP?

Tem de ser Cliente Via Verde e ter um smartphone onde possa descarregar a APP. A APP está disponível para sistema android (versão 4.1.0 ou superior) e IOS (versão 8 ou superior).

Caso ainda não tenha um login Via Verde on-line, deverá efetuar o registo facultando os dados solicitados, nomeadamente colocar o nº de contribuinte associado à sua conta Via Verde e escolher a referência que pretende utilizar para pagamento.

Para utilizar a aplicação deverá ter acesso a uma rede de dados móveis.

Permitir o acesso da APP aos recursos do dispositivo, nomeadamente à câmara.

Aceitar os Termos de Utilização da APP e Condições Gerais de Transporte Fertagus
, nomeadamente as especificas para a utilização desta APP na Fertagus.

Para utilizar a APP na Fertagus é obrigatório iniciar e terminar sempre a viagem na APP.

Como usar?

  • Para utilizar o serviço Fertagus ou SulFertagus basta iniciar e terminar a viagem através da APP. Caso seja cliente frequente, pode ainda optar por pré adquirir uma Assinatura Fertagus ou SulFertagus.
  • Ao iniciar a viagem o sistema verifica a existência de um produto válido, em caso positivo (por exemplo possuí uma assinatura), será esse produto, a aplicar no inicio da viagem.
  • Não existindo um produto pré-carregado, o sistema atribui ao utilizador o direito de viajar, considerando o destino mais longínquo (em função da direção escolhida), aguardando pela ação de terminar viagem, para fechar efetivamente a viagem e calcular o melhor preço a aplicar. 


Passo a passo:

1 - Escolha o seu destino, a APP dá-lhe todas as opções de viagens disponíveis.
2- Depois de escolher a direção que pretende, basta Iniciar Viagem. Caso a estação tenha validadores com portas de acesso, faça a leitura do QR Code.
3- Consulte os dados da sua viagem enquanto não chega ao seu destino.
4- Em caso de Fiscalização deve aceder ao ecrã Viagem Ativa, onde o Fiscal poderá fazer a validação da sua viagem.
5- Para terminar a sua viagem deverá carregar em Terminar Viagem, no botão vermelho.
6- No caso das estações com portas de acesso, para sair deverá fazer a leitura do QR Code nos validadores.

Quais as regras de utilização para o cálculo da melhor tarifa?

  • Para calcular a melhor tarifa é obrigatório efetuar sempre o iniciar e terminar a viagem na APP.
  • É dada prioridade aos títulos adquiridos antecipadamente, ou seja, se existir um titulo válido no trajeto selecionado esse será utilizado.
  • Os Clientes deverão efetuar a leitura dos QR Codes sempre que existam portas de acesso nas estações fechadas.
  • As estações abertas e os autocarros da SulFertagus não terão QR Codes, bastando Iniciar viagem e para finalizar efetuar Terminar viagem na App.
  • Se no prazo de 2h30m o Cliente não efetuar transbordo para a SulFertagus ou terminar viagem na estação do comboio o sistema cobra a tarifa máxima do Bilhete Fertagus tendo em conta a direção escolhida.
  • Se o Cliente num período de 2h30m iniciar viagem na Fertagus e antes ou depois nos autocarros da SulFertagus, o sistema atribui automaticamente a tarifa do bilhete SulFertagus.
  • O tempo de transbordo entre o autocarro e o comboio e vice-versa é de 60 minutos para efeitos de aplicação da tarifa de bilhete SulFertagus.
  • Caso haja um inicio de viagem no autocarro da SulFertagus e no prazo de 60 minutos não for efetuado o Terminar viagem ou não for efetuado um inicio de viagem na estação é aplicada a tarifa do bilhete Sul.
  • Após viajar na SulFertagus, seguindo-se o transbordo para utilizar o comboio, basta efetuar o Iniciar viagem nas estações fechadas para a abertura das gates.
  • Ao viajar na SulFertagus, o Cliente após Iniciar viagem deve mostrar o écran de viagem ativa ao motorista como prova do título adquirido.

Que descontos são dados pela Fertagus aos utilizadores da APP?

  • Quanto mais viajar, maior é o desconto que lhe será atribuído nos bilhetes simples. O sistema analisará sempre os últimos 30 dias de utilização (incluindo o próprio dia de realização da viagem) e em função do número de Bilhetes Fertagus, SulFertagus e Sul cobrados, atribuirá um desconto e acordo com os seguintes escalões:
              

Utilização dos parques de estacionamento da Fertagus?

  • A APP não permite utilizar os parques Fertagus. Os Clientes que usam a APP no comboio, para usufruir do desconto do parque, devem pagar o parque nas DAT, solicitando assistência a um Colaborador da estação. Os Clientes com Assinatura na APP podem adquirir a Assinatura de parque nas máquinas automáticas de venda ou nas Bilheteiras.

Outras regras

  • Os títulos adquiridos através da APP não são sujeitos a devoluções ou trocas.
  • O Cliente com APP Via Verde Transportes deve ativar na APP o ecrã de fiscalização e permitir a leitura de um código gráfico, sempre que solicitado por um agente de fiscalização da Fertagus. Caso o Cliente não se encontre em situação regular, com viagem ativa e válida para o percurso em causa, é sujeito ao levantamento de um Auto de Notícia, conforme legislação em vigor.
  • A fatura dos serviços prestados é emitida pela Via Verde Portugal

Apoio ao Cliente



Via Verde 707 500 900  - cliente@viaverde.pt

Fertagus 707 127 127 – info@fertagus.pt


Perguntas frequentes.